Banco de Leite do HG pede doação de potes de vidro

Tendo em vista a importância do aleitamento materno para crianças em seus primeiros meses, o Hospital Geral de Cuiabá (HG), pede a colaboração da população cuiabana para a doação de frascos de vidro com tampa de plásticos para armazenar o leite das doadoras.

A ação ocorre em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano que foi celebrada no dia 19 de maio.

O HG terá dois postos de coleta para arrecadar os frascos, um será no próprio hospital e o outro no Comando do Corpo de Bombeiros de Cuiabá.

O nutricionista do Banco de Leite Humano (BLH) do HG, Marcus Vinicius ressalta que o banco é referência em Cuiabá e ganhou pelo quinto ano consecutivo o certificado de excelência em Bancos de Leite Humano “Categoria Ouro”. “Estamos precisando de frascos para armazenar os leites. Por isso, estamos fazendo essa campanha".

O leite materno é uma das principais fontes nutritivas para crianças de até dois anos de idade. Quando bebês prematuros ficam internados, eles têm a necessidade de consumir o produto, já que esse consumo auxilia em seu desenvolvimento. Para isso, os hospitais precisam das doações a fim de manter o estoque do produto e atender a necessidade dessas crianças.

De acordo com a neonatologista, Dra Maria Izabel Nadaf, por questão de biossegurança, os recipientes devem atender a algumas especificações, como serem de vidro, com tampas plásticas e fechamento por rosca. Essas características são necessárias para permitir a esterilização do recipiente e evitar os riscos de contaminação. Se forem de material plástico, os potes sofrem ranhuras ao serem higienizados, o que favorece o acúmulo de resíduos e a proliferação de bactérias. Já as tampas de metal podem se oxidar e, ao enferrujar, também contaminam o leite.

Quem pode ser doadora de leite humano?

Algumas mulheres quando estão amamentando e produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de leite. Além de apresentar excesso de leite, a doadora deve ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente ao banco de leite humano.

Para se tornar doadora, basta entrar em contato com o serviço pelo telefone (65) 3363-7035, pois uma equipe vai até a casa dela e ensina como fazer a retirada e o armazenamento do leite.

“Toda semana, nossa equipe retorna até a residência da doadora para recolher os frascos. A mãe não precisa se deslocar até o banco de leite para levar os frascos”, afirmou Marcus.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar