Café pode diminuir o risco de morte

Estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Barcelona, mostrou que o consumo de até quatro xícaras de café por dia pode diminuir o risco de morte.  Contudo, o consumo deve ser associado à dieta e estilo de vida saudáveis.

 

Realizado pelo Hospital de Navarra em Pamplona, ??na Espanha, estudo observacional envolveu cerca de 20 mil pessoas de meia idade da região do Mediterrâneo. Os participantes tinham, em média, 37 anos no início do estudo e foram seguidos por aproximadamente dez anos.

No início do estudo, os participantes completaram uma pesquisa sobre seu estilo de vida, saúde geral, dieta e consumo de café. Os pesquisadores também coletaram informações sociodemográficas, como idade, gênero e etnia. Durante o período de acompanhamento, os participantes foram acompanhados usando informações de suas famílias, atualizações do correio e um índice nacional de óbitos.

Ao longo de uma década de seguimento, 337 dos participantes morreram. E aqueles que bebiam pelo menos quatro xícaras de café por dia tinham um risco de morte de 64% menor devido a qualquer causa do que aqueles que bebiam pouco ou nenhum café regularmente.

Depois de examinar dados adicionais, os pesquisadores descobriram que o benefício de beber café era ainda mais notável entre os participantes com 45 anos ou mais. Entre essas pessoas, beber duas xícaras extras de café por dia foi associado a um risco de morte de 30% menor durante o período de acompanhamento.

Fonte: European Society of Cardiology – ESC Congress, Barcelona, Espanha.

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar