Hospital Geral firma convênio com Corpo de Bombeiros para coleta de leite materno


A amamentação é fundamental no desenvolvimento das crianças, mas nem toda mãe consegue alimentar o filho. Por isso, o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) firmou na tarde desta segunda-feira (07), uma parceria inédita com o Comando do Corpo de Bombeiros (CBM/MT) para a coleta de leite materno nas residências de doadoras em Cuiabá.
 
Na ocasião, os envolvidos, ressaltaram a importância dessa parceria: “O Banco de Leite Humano do Hospital Geral é referência no Estado de Mato Grosso e esse convênio é uma forma de aumentar nossa oferta e oferecer cada vez mais uma assistência de qualidade para toda a sociedade cuiabana".
 
Para o coronel, César Viana de Brum do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, este convênio é uma ótima iniciativa e resgata uma parceria que já existiu há 11 anos atrás e que trará bons resultados para todos os envolvidos. Assim mantemos a nossa missão que é de salvar vidas!”
 
“Esta é mais uma ação social que o Corpo de Bombeiros abraça com seriedade, além de muitos outros que já vem desenvolvendo ao longo de sua existência. Espero que a parceria perdure, para benefício da sociedade, pois estamos salvando vidas e incentivando o aleitamento materno", destacou o coronel.
 
A neonatologista Dra Maria Izabel Nadaf afirma que o aleitamento materno faz toda a diferença para os recém-nascidos. De acordo com ela, com uma doação de 400 ml, por exemplo, que algumas mães conseguem produzir em uma semana, é possível alimentar quase 10 bebês prematuros.
 
“Dependendo do peso do prematuro, 1 mL já é suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. 

O responsável pelo BLH do HG, Marcus Vinicius informa que todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado as crianças”.
 
O banco de leite do Hospital Geral tem auxiliado os hospitais Santa Helena, Pronto Socorro de Várzea Grande e alguns hospitais particulares pasteurizando o leite materno que são doados pelas pacientes dos mesmos. O leite pasteurizado pode ser congelado e conservado até 6 meses.
 
Referência no Estado
O Banco de Leite Humano do Hospital Geral recebeu pelo quinto ano consecutivo o certificado de excelência em Bancos de Leite Humano “Categoria Ouro”. O mérito é resultado do processo pelo qual o leite passa desde que sai da doadora até chegar ao seu destino, os bebês prematuros que não conseguem amamentar.
 
O Banco de Leite do HG é referência no Estado e faz a captação do leite materno em excesso das mães lactantes. Além disso, incentiva o aleitamento materno e atua na assistência preventiva e curativa dos problemas que ocorrem durante a amamentação.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar