Banco de Leite do Hospital Geral de Cuiabá está com estoque baixo de leite
O estoque de leite humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá está baixo e atende apenas a demanda dos bebês prematuros. De acordo com a responsável pelo Banco de Leite, Caroline Moura, em 2022 foram coletados 490 litros e de janeiro a abril deste ano, já foram coletados 135 litros.
“O leite materno é o melhor e mais nutritivo alimento para os bebês. Infelizmente, nem todas as mães podem amamentar. Por isso, é importante que as mulheres que tenham leite em excesso façam a doação”, destaca Caroline.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno reduz em até 13% a mortalidade até os 5 anos. Além disso, tem efeito protetor contra obesidade infantil. Cada mês de amamentação materna está associado à redução de 4% no risco de desenvolvimento de excesso de peso.
Caroline informa que até os 6 meses o leite materno é o mais completo alimento para a criança. “O bebê alimentado com o leite materno tem muito mais chances de se tornar um adulto saudável. E a mãe que amamenta tem menos chances de desenvolver doenças como o câncer de útero, por exemplo”, frisou.
QUEM PODE DOAR?
Para ser uma doadora é preciso estar saudável e ter excedente de leite materno. Os principais beneficiados com as doações são recém-nascidos em situação de baixo peso, inferior a 2,5kg. A doação é importante para diminuir a mortalidade infantil e aumentar o estoque do banco de leite.
As mulheres que queiram ser doadoras de leite materno podem entrar em contato pelo telefone (65) 3363-7035. A doadora não precisa ir até o Hospital Geral. Uma equipe do Banco de Leite faz a coleta na casa da doadora.
Fonte: Soraya Medeiros