INFORMAÇÕES PARA ACOMPANHANTES E CUIDADORES

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA ACOMPANHANTES, CUIDADORES E VISITANTES

 

Terá direito a 01 (um) acompanhante:

 

  • *   Paciente maior de 60 anos, conforme Art. 16 da Lei 10.741/03 - Estatuto do Idoso;
  • *   Paciente menor de 18 anos, conforme Art. 12 da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • *   Parturiente em pré-parto, parto e pós-parto imediato, conforme Lei 11.108/05;
  • *   Pessoa com Deficiência, conforme Art. 21 da Lei 13.146/15 - Estatuto da Pessoa com Deficiência.

 

A troca de acompanhantes poderá ser feita todos os dias nos seguintes horários: das 07h30 às 08h30 e das 17h30 às 18h30.

 

Não é permitida a entrada e permanência no Hospital com roupas impróprias, tais como: shorts curtos, vestidos curtos, minissaias, blusas transparentes e decotadas. É aconselhável o uso de sapatos fechados.

 

  • • Portaria

Entrada de familiares, visitantes e acompanhantes no HG devem ser comunicadas ao setor de portaria.

 

  • • Medicamentos

Para garantir o tratamento adequado e a segurança do paciente, estabelecemos um rigoroso controle sobre o uso de medicamentos. Todos os medicamentos utilizados durante a internação, inclusive fitoterápicos, devem ter sido devidamente prescritos pelo médico responsável e são fornecidos pelo hospital. Em geral, não ministramos medicamentos trazidos de casa, mas situações excepcionais poderão ser analisadas pela equipe responsável pelo atendimento. Se trouxer algum medicamento que precise continuar tomando durante a internação, entregue à enfermagem para análise da equipe. Não há garantia de que os medicamentos trazidos de casa possam ser usados. Além disso, não fornecemos medicamentos para acompanhantes e visitantes.

 

  • • Limpeza

Produtos, equipamentos e técnicas de higienização específicas são utilizados para garantir o conforto de todos e ajudar no controle de infecções. Há um cronograma de execução de todas as limpezas de enfermarias e áreas comuns. Se necessário, você pode acionar o serviço através da equipe de enfermagem.

 

  • • UTI

O boletim médico da UTI será fornecido aos familiares até às 14h na portaria.

 

  • • Transferências

Sendo necessária a transferência do paciente para leito de UTI, o leito anterior deve ser liberado pelo acompanhante, bem como a retirada de todos os seus pertences.

É necessária a presença de um acompanhante para qualquer mudança com o paciente, seja quando houver transferência para outro hospital ou realização de exames externos.

 

  • • Alta Hospitalar

Após o recebimento de alta médica e hospitalar, aconselhamos o acompanhante ou paciente a tomar as seguintes providências:

- Para pacientes do SUS:

  • A alta hospitalar normalmente ocorre antes das 11 horas, após a liberação médica, você tem até 1 hora para organizar a sua saída.

  • Ao deixar o hospital, confira se não esqueceu nenhum objeto no leito. Não nos responsabilizamos por pertences pessoais de pacientes e acompanhantes.

  • Retire a confirmação da alta no Posto de Enfermagem do andar e entregue uma via na portaria na saída.

  • No momento da alta hospitalar, a equipe multidisciplinar passará todas as informações sobre a continuidade do cuidado em domicílio. Também informará sobre horários de medicamentos e entregará documentações impressas relacionadas ao tratamento. Se depois, em casa, tiver alguma dúvida sobre os cuidados, entre em contato com o enfermeiro pela unidade na qual ficou internado. Leve para casa os exames realizados conosco. Solicite orientações no posto de enfermagem da unidade.

 

- Para Pacientes do Convênio e Particular:

  • No caso de pacientes atendidos pelos convênios ou particular, aguarde no apartamento ou enfermaria que a área de Contas Médicas comunicará sobre o fechamento de sua conta. Fique tranquilo caso o período de espera para o fechamento da conta coincida com o horário de vencimento das diárias (meio-dia), não será cobrada taxa extra.

  • A conta hospitalar pode ser paga na recepção do Pronto Atendimento HG Convênio, localizado no piso térreo, entrada pela Rua Treze de Junho, 2101. Ele está aberto diariamente, das 7h às 18h.

  • Após o pagamento da conta, retire a confirmação da alta no Posto de Enfermagem do andar e entregue uma via na portaria na saída.

  • Ao deixar o hospital, confira se não esqueceu nenhum objeto no leito. Não nos responsabilizamos por pertences pessoais de pacientes e acompanhantes.

  • No momento da alta hospitalar, a equipe multidisciplinar passará todas as informações sobre a continuidade do cuidado em domicílio. Também informará sobre horários de medicamentos e entregará documentações impressas relacionadas ao tratamento. Se depois, em casa, tiver alguma dúvida sobre os cuidados, entre em contato com o enfermeiro pela unidade na qual ficou internado. Leve para casa os exames realizados conosco. Solicite orientações no posto de enfermagem da unidade.

 

O Hospital Geral não se responsabiliza por pertences pessoais do paciente, acompanhante e visitante.

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