Especialistas falam sobre pressão alta

Segundo o relatório anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), um a cada três adultos sofrem com a hipertensão. Porém, por ser uma doença sem sintomas significativos, a maioria dessas pessoas não sabem que tem, o que a torna perigosa.

Cerca de 300 milhões de pessoas morrem por ano dessas doenças. A hipertensão é a causa de 60% dos infartos e 80% dos acidente vascular cerebral (AVCs), segundo o cardiologista Celso Amodeo, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O acompanhamento médico é imprescindível, uma vez que alguns remédios podem colaborar no aumento da pressão arterial, especialmente os corticóides, antiinflamatórios, anticoncepcionais e anorexígenos. De acordo com o especialista, os corticóides aumentam a retenção de líquido e de sal no organismo, o que pode elevar a pressão arterial.

Diagnóstico

A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias. Quando essa força aumenta, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue e se configura a hipertensão arterial, que ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 milímetros de mercúrio (ou 14 por 9).

De acordo com o neurocirurgião Átila Monteiro, há pessoas que são sintomáticas para esta doença e passam a ter dor de cabeça, tontura, vertigem, dor irradiada para a nuca ou apenas localizada na região fronto-temporal e outras pessoas são assintomáticas. Ou seja, não sentem nada e têm hipertensão arterial.

José Nunes da Costa, de 68 anos, por exemplo, teve complicações cardíacas e passou por duas cirurgias em função da doença. Após o susto mudou completamente os hábitos de vida. Hoje controla bem a alimentação e pratica caminhadas leves. Ele que já foi fumante, precisa tomar medicamento para controlar a pressão alta. "Tomo medicamentos e estou procurando manter uma alimentação saudável, moderando no consumo de gorduras e frituras", comenta.

A professora Luciana Santos, de 57 anos, trata a doença há 20 anos. Ao descobrir  que era hipertensa, ela que mantinha atividades estressantes, mudou os hábitos de vida. Hoje controla o sal na alimentação e caminha diariamente. "Como tenho histórico familiar de doença cardíaca, faço acompanhamento com medicação e consultas de quatro em quatro meses", diz.

Sintomas e exames

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue, entretanto a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial

Principais Causas

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associados a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar