Funcionários da linha de frente do HG recebem homenagens da Hand Medal Project pela atuação na pandemia

No enfrentamento a uma das maiores crises sanitárias do planeta, que afetou a vida de milhares de pessoas, a rotina dos trabalhadores das áreas da saúde mudou completamente desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Para reconhecer o trabalho desses profissionais na linha de frente da assistência da Covid-19, cerca de 107 profissionais do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá foram homenageados na segunda-feira (09.11), com uma medalha em formato de mão confeccionada pela designer de joias, Grace Figueiredo, que integra uma rede global de 145 joalheiros e demais artistas voluntários que produziram mais de 70 mil medalhas globalmente e serão entregues em 66 países.

As medalhas foram fabricadas em metal de prata e cobre. Elas possuem o formato de uma pequena mão, com cerca de oito centímetros. O simbolismo desse formato é demonstrar gratidão e devoção aos profissionais de saúde que, incansavelmente, estão se dedicando ao trabalho de luta contra a pandemia.

Grace Figueiredo conta que ficou sabendo do projeto, por meio de um grupo de joalheiros autorais e logo se interessou. “Fiz a inscrição e entrei no grupo para saber mais sobre o projeto. Quanto mais eu descobria, eu me interessava cada vez mais”. 

A presidente do HG, Flávia Silvestre informa que a seleção dos profissionais que receberam a homenagem foi para os que trabalharam dentro da unidade da UTI Covid-19, nos Prontos Atendimentos Cardiológico e Obstétrico.

Grace destaca que ficou sabendo que Mato Grosso não estava participando do projeto porque ninguém daqui havia se interessado em fazer parte. “Foi aí que eu respondi se é por isso, Mato Grosso já tem uma participante e assim iniciei o processo todo e hoje estamos homenageando esses heróis. Porque esses profissionais também estiveram à frente da pandemia expondo suas vidas e dos seus familiares em todas as áreas que direto ou indiretamente tem que estar junto com os pacientes”.

Flávia Silvestre explica que a direção ficou muito feliz em poder homenagear os dedicados profissionais do HG.

“Não éramos hospital de referência para a Covid-19, porque mantivemos os atendimentos de alta complexidade durante a pandemia, porém abrimos uma ala para atender os pacientes devido a superlotação dos hospitais de Mato Grosso, com isso nossos colaboradores estiveram na linha de frente. Essa homenagem é uma demonstração de reconhecimento do trabalho de cada um dos profissionais que trabalham no HG”, afirma a presidente.

Entre os profissionais do hospital, o clima foi de felicidade e gratidão pelo reconhecimento. “Os colaboradores do HG ficaram muito felizes com a homenagem e adoraram receber as medalhas, símbolo de cuidado e agradecimento”, contou a supervisora de Hotelaria do HG, Lucineide Barbosa Correa.

A diretora assistencial do Hospital Geral, Caroline Evangelista Moura, aproveitou para agradecer a homenagem  e parabenizar toda equipe assistencial e todos os profissionais de saúde que estão fazendo a diferença, não medindo esforços para realizar suas atividades com competência, dedicação e atenção aos pacientes que ficaram internados no HG com a Covid-19”.

Sobre o Hand Medal Project

O projeto foi idealizado pelas artistas Iris Eichenberg (Alemanha) e Jimena Rios (Argentina), que já haviam colaborado na exposição True is the Done Ex-votos and Contemporany Jeweiry. Que estreou em 2019 em Buenos Aires e se inspirou também nesses objetos devocionais que materializam um agradecimento ou um desejo.

O Hand Medal Project mobilizou joalheiros e conduziu a confecção das medalhas entre os meses de abril e outubro deste ano. Todas as peças estão sendo entregues para os chamados ‘hand keepers’, um grupo de voluntários responsáveis por monitorar a produção e conferir a qualidade das medalhas produzidas.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar