Hemocentro precisa de doadores para repor estoque de sangue
Em feriados prolongados, como a Semana Santa, os estoques dos bancos de sangue de todo o País ficam mais baixos. Por isso, é importante que os cidadãos que já são doadores, e também os que desejam ser, procurem o MT Hemocentro, para contribuir.
De acordo com a instituição, os doadores, de qualquer grupo sanguíneo, devem comparecer à sede do MT Hemocentro, que está localizado na Rua 13 de Junho, número 1.055, no Bairro do Porto. A doação pode ser feita no horário das 7h às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Para quem estiver planejando tomar a vacina de febre amarela, um alerta: é preciso fazer a doação antes da imunização. Para quem já tomou a vacina, é necessário aguardar quatro semanas para fazer a doação de sangue.
No Brasil, 1,8% da população doa sangue, número que pode aumentar. A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 3% da população seja doadora.
O sangue é utilizado em cirurgias, tratamentos de câncer, doenças crônicas e atendimento de urgência, sendo insubstituível nesses casos. No final de ano, porém, a quantidade de doações diminui devido às férias e viagens, e a demanda é ainda maior com o aumento de acidentes, como os de trânsito.
Quem pode doar
Para contribuir com o Hemocentro, o cidadão precisa ter entre 18 a 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50kg. Não podem ser voluntários quem toma medicação controlada, tomou vacinas no último mês, fez tatuagens ou piercings nos últimos doze meses ou fez cirurgia nos últimos seis meses.
No dia do ato, o doador deve ter dormido no mínimo seis horas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, estar bem alimentado e descansado.
Fonte: Soraya Medeiros