Higienizar as mãos evita problemas futuros

A higiene das mãos dura em média um minuto, realizando de maneira correta todos os passos da lavagem.

Visando conscientizar a população, mesmo com o decreto do fim da pandemia do novo coronavírus, da importância de manter o cuidado na lavagem das mãos, a infectologista do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá(HG), Kadja Samara Sousa do Nascimento Leite, fala sobre a comemoração do Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado na quinta-feira (05/05).

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, porém ganhou destaque no cenário pandêmico devido à crescente preocupação em relação aos cuidados higiênicos.

Apesar de ser uma tarefa simples, exige uma técnica correta para que a lavagem das mãos seja feita de forma efetiva. “Lavar as mãos com água e sabão é uma prática altamente recomendada em toda área de saúde, porém, é preciso utilizar a técnica correta, lavando toda a mão, não só as palmas, incluindo, dedos, dorso das mãos, pulsos e punhos”, destaca a infectologista.

Estudos apontam que a educação sobre a lavagem das mãos é capaz de reduzir cerca de 20% das doenças respiratórias na população em geral. E isso não é diferente com o novo coronavírus: a higienização das mãos é uma das maneiras mais eficazes de se proteger da COVID-19.

Kadja destaca que as mãos representam nossa principal ferramenta de trabalho, por meio delas garantimos nosso sustento, por meio delas salvamos vidas. Entretanto, sabemos que as mesmas mãos que curam podem servir de fonte de infecção e contribuir para disseminação de doenças. Elas podem contaminar nosso corpo e superfícies, por isso é importante lavá-las sempre que estiverem visivelmente sujas e ao tocar em objetos e/ou ambientes compartilhados.

Confira o Passo a Passo de lavagem das mãos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibiliza um protocolo claro para realizar a lavagem das mãos de forma correta.
    1. Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia;
    2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para ensaboar todas as superfícies das mãos;
    3. Ensaboe as palmas das mãos;
    4. Esfregue a palma da mão direita contra as costas da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos;
    5. Entrelace os dedos e friccione os espaços entre cada dedo;
    6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai e vem;
    7. Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice-versa), utilizando movimento circular;
    8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular;
    9. Esfregue o punho esquerdo com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular;
    10. Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Se precisar, use toalha de papel ou de outro tipo para abrir o registro;
    11. Seque as mãos com papel toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos. 
Toalhas de tecido podem ser usadas se você for a única pessoa a utilizá-la, mas ainda assim, lave-a cada dois ou três dias.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar