Hospital Geral de Cuiabá alerta para uso indiscriminado de antibióticos

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá alerta a população para o uso indiscriminado de antimicrobianos e as consequências de tomar esses medicamentos sem prescrição.

De 18 a 24 de novembro é a Semana Mundial de Conscientização Antimicrobiana e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a resistência aos antibióticos e encorajar as melhores práticas entre a sociedade, os profissionais de saúde e formuladores de políticas públicas para impedir o surgimento e disseminação de infecções resistentes a esta classe de medicamentos.

A semana é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Hospital Geral está desenvolvendo ações de conscientização de uso racional de antimicrobianos, visando prescrição apenas quando indicada, no tempo e dose correta a fim de reduzir eventos adversos, redução de tempo de internação e minimizar indução de resistência

Segundo a infectologista do HG, Kadja Samara Sousa do Nascimento Leite, o uso inadequado dos antibióticos pode causar uma série de complicações à saúde das pessoas, entre elas, reações alérgicas que podem levar à morte.

Kadja explica que os antibióticos são drogas que têm a capacidade de impedir a multiplicação de micro-organismos. Eles são indicados para o tratamento de infecções microbianas sensíveis, seu uso deve ser controlado. No entanto, é comum que muitas pessoas façam o uso indiscriminado do medicamento, não respeitando indicações, doses e tempo de uso, o que pode levar a sérios problemas de saúde.

De acordo com dados divulgados pela a Organização Mundial de Saúde (OMS) a situação é muito preocupante. O cenário mais drástico, até 2050, a chamada resistência microbiana poderá estar associada a 10 milhões de mortes anuais. Hoje, acredita-se que pelo menos 700 mil pessoas morrem por ano devido à essa resistência microbiana.

Para finalizar Kadja destaca que o uso racional de antimicrobianos se baseia em uma prescrição médica correta e uma dispensação feita pelo profissional farmacêutico mediante instruções adequadas e o uso apropriado. “A resistência antimicrobiana é reconhecida como uma das maiores ameaças para a saúde humana em todo o mundo, e, infecções resistentes às drogas tem sido um evento bastante comum em vários países de todo o mundo”.

História

A descoberta dos antibióticos na década de 1930, foi sem dúvida, um marco histórico para a humanidade, em tempos de diagnósticos difíceis, além da falta de intervenções terapêuticas direcionadas segundo o agente etiológico responsável pelo processo infeccioso. Mas, o que se observa, após sete décadas de avanços terapêuticos ativados por antibióticos é uma importante ameaça devido a crescente resistência aos antibióticos e à retirada alarmante e em curso da maioria das principais empresas farmacêuticas do mercado antibiótico, além de medicamentos que não comprovem sua eficácia e efetividade como esperado.

A perda de antibióticos eficazes irá resultar em um grande aumento da morbidade e mortalidade por infecções, e, a resistência antimicrobiana será, sem a menor dúvida, uma grande preocupação global, o que vem motivando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a emitir alertas desde 2011, sobre este tema preocupante.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar