Hospital Geral de Cuiabá promoverá no próximo sábado (04.06) mutirão de cirurgias média complexidade

Quinze pacientes serão beneficiados com o mutirão de cirurgias de hérnias e vesículas no Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) no próximo sábado (04.06).

A iniciativa busca reduzir a lista de espera dos pacientes eletivos, aqueles que não têm risco iminente de morte, não urgentes, mas que necessitam de cirurgia.

Segundo a médica de cirurgias do aparelho digestivo do HG, Michelli Daltro, serão feitos 15 procedimentos de colecistectomias (vesícula) e hernioplastias (hérnia). “Com o avanço e a difusão da cirurgia esse procedimento é minimamente invasivo, de menor trauma cirúrgico, permitindo que o paciente se recupere mais rápido e possa retornar às suas atividades, além de menor dor no pós-operatório e menor risco de complicações”, declarou.

Michelli destaca que esses mutirões são de extrema importância na vida destas pessoas, porque assim elas podem passar pela cirurgia e sair da fila de espera. Ressalto ainda o empenho da direção do hospital para que a gente pudesse tornar realidade esse momento, que é um problema da saúde nacional. “É unindo esforços que a gente consegue obter resultados”, disse a médica.

O paciente Vagner Alves, 45 anos, será um dos pacientes beneficiados com a hernioplastia. Ele contou que tem essa hérnia há mais de cinco anos e fala sobre a importância da ação. “Estou há oito meses aguardando para fazer a cirurgia, dos últimos dois anos a dor piorou muito, porque trabalhava com serviços pesados. Por isso, é muito importante esse mutirão, então quero agradecer ao Hospital Geral que está melhorando nossas vidas com estas ações”, pontuou.

Lembrando que os pacientes são todos regulados pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e passam por triagem, que avalia as condições de saúde para a submissão ao procedimento.

A dona de casa, Joraci da Silva, 68 anos, já está ansiosa e não vê a hora de fazer a cirurgia da remoção da vesícula.

“Há quatro anos aguardo para fazer a cirurgia, neste tempo tive duas crises e muitas dores. Procurei as unidades de saúde, mas não tinha conseguido e agora graças a Deus o Hospital Geral me chamou para resolver esse problema. E o melhor é que a cirurgia é simples, a gente não precisa ficar muito tempo internada”, comentou Joraci.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar