Hospital Geral de Cuiabá realiza mutirão de Cateterismo

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, em parceria com a Sonicardio, irá promover um Mutirão de Cateterismo no próximo sábado (15.02). A expectativa é atender 15 pacientes, o que irá diminuir a fila de espera por procedimentos eletivos cardíacos.

Segundo o diretor técnico do HG, Dr. Alexandre Maitelli, o objetivo do mutirão é diminuir o número de pacientes que aguardam pelo exame. “É um mutirão ímpar, porque atende uma demanda reprimida da Central de Regulação do SUS, onde a maioria dos pacientes aguarda um procedimento cirúrgico da Cardiologia”, disse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo. Em seu levantamento mais recente, que apresenta dados de 2015, a entidade informa que, naquele ano, o total de óbitos envolvendo essas enfermidades chegou a 17,7 milhões. O número representou 31% das mortes registradas em âmbito global.

De acordo com o cardiologista e hemodinamicista da Sonicardio, Dr. Danilo Arruda, é através do cateter que se descobre se o paciente precisa fazer uma cirurgia cardíaca, o grau da obstrução ou se o tratamento poderá ser feito ambulatorialmente. Além disso, ele destacou que após o procedimento o paciente já pode até ser liberado.


“Caso não haja condições de ir para casa em segurança, o paciente é encaminhado para a Unidade Coronariana (UCO) do Hospital Geral, onde vai permanecer durante 24 horas até que possa receber alta”, frisou.

Procedimento 

O cateterismo é um exame que consiste na avaliação de vasos sanguíneos e do coração, e é feito utilizando um tubo flexível, conhecido como cateter. O cateter então busca alguma anomalia em veias e artérias que possam causar alterações no coração, válvulas e músculo cardíaco. O exame tem duração de no máximo 30 minutos, e seu diagnóstico é dado em questão de algumas horas.

Depois desse processo, o paciente permanece algumas horas em observação e, caso não apresente alteração, é liberado em seguida. Os pacientes detectados com alguma obstrução passam a ter indicação para a angioplastia, que é o restabelecimento do fluxo sanguíneo na artéria ou cirurgia cardíaca.

Fonte: Soraya Medeiros

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar