
No próximo sábado (07), as crianças cadastradas no Serviço de Reabilitação de Fissuras Lábio Palatinas irão levar seus encantadores sorrisos no evento denominado 'Desfile de Sorrisos', no Pantanal Shopping. Esta é mais uma ação em comemoração aos 75 anos de fundação do Hospital Geral.
A coordenadora do serviço, Dra. Yolanda Barros explica que a equipe é composta por multiprofissionais especializados, buscando não apenas corrigir os defeitos da face nas etapas cirúrgicas, mas, também integrar o indivíduo na sociedade, porque muitos sofrem o preconceito e até mesmo são excluídos do convívio social.

“Esse serviço transforma a vida destes pacientes, gerando uma incrível qualidade de vida; os pacientes fazem todos os atendimentos ambulatoriais com equipe multiprofissional(Fonoaudiologia/Psicologia/Odontologia/Bucomaxilofacial/Cirurgia Plástica/Medicina /Nutrição/Fisioterapia/Otorrinolaringologia, entre outras especialidades) e os procedimentos cirúrgicos no Hospital Geral. Pois, antes tinham que buscar este tratamento fora do Estado de Mato Grosso”.
Yolanda afirma que o serviço existe há mais de 12 anos no hospital, e já foram realizadas mais de 1.500 cirurgias de fissuras Labiopalatinas, tendo aproximadamente 1.150 pacientes cadastrados no serviço. “Esses resultados mostram a conscientização, a confiança e o respeito da população, dos profissionais de saúde e dos hospitais que nos encaminham esses pacientes.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no Brasil existe cerca de 1 criança com fissura para cada 650 nascidas, e cerca de 5.800 novos casos todos os anos.
O hospital atende pacientes vindos dos 141 municípios mato-grossenses e até de outros Estados, como Acre, Pará e Rondônia, o hospital é referência neste tipo de reabilitação pelo Ministério da Saúde e pelo Estado de Mato Grosso.
Fonte: Soraya Medeiros