Hospital Geral presenteia mães com obra de arte da Árvore da Vida

A hora de dar à luz é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher que sonha com a maternidade. Para eternizar ainda mais esse momento, as enfermeiras obstetras do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) desenvolveu o projeto chamado ‘Arvore da Vida’, um detalhe que torna o parto mais humanizado.

As mães que dão a luz no hospital recebem das enfermeiras um desenho confeccionado em folha de papel, com tinta guache coloridas envolto da placenta da mãe, que faz alusão ao formato de uma árvore com ramificações. O nome remete ao significado e ao formato do órgão, pois o caule é o cordão umbilical, os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e as folhas o tecido placentário.

De acordo com a enfermeira obstétrica, Cristhiane de Morais o projeto visa presentear as pacientes para recordar o dia especial do nascimento dos seus filhos, com um breve relato do parto e algumas palavras de carinho, além de integrar as práticas do parto humanizado no hospital.

“Essa ação de entregar a arte da ‘Árvore da Vida’ para as mães, já conhecida em grandes hospitais do mundo todo, é uma forma lúdica de proporcionar uma lembrança desse momento tão importante, o nascimento do bebê, sua separação de dentro do útero materno para iniciar sua própria vida”.

Kaio Vinicius nasceu na noite da última segunda-feira (06.01/2020), às 22h15, pesando 3.160 e foi o presente que Stephany Chistyna Barbosa de Aguiar, estava esperando para este novo ano. O que ela não esperava é que menos de meia hora depois do parto ela ganharia mais um presente: ela e o bebê receberam a “árvore da vida”, feita pelas enfermeiras como lembrança desse dia tão especial. “É uma lembrança linda, para ter e guardar com carinho. É mais uma gentileza desse excelente atendimento que recebemos do Hospital Geral”, elogiou Marcos Vinicius Rodrigues Monteiro, pai de Kaio.

O projeto existe desde o dia dois de dezembro de 2018 e já atendeu mais de 350 mulheres. A paciente leva esse desenho na folha de papel com as informações do parto, com a data, hora do nascimento, nome do bebê e quem assistiu o parto.

Cristhiane destaca que esse ano as enfermeiras obstetras querem montar uma exposição de alguns dos quadros, no corredor do hospital, com cópias coloridas das pinturas, para que mais mães possam apreciar a arte, junto aos colaboradores e acompanhantes. As solicitações de pintura poderão ser feitas diretamente aos profissionais, ou as enfermeiras da unidade durante o processo de parto.

Márcia Maria acompanhou a filha Francielly Kelly de Albuquerque, no dia do nascimento da sua neta, Sophia Valentina. Ela disse que ficou muito emocionada, quando viu as enfermeiras obstetras fazendo o desenho da ‘Árvore da Vida’ com a placenta. “Hoje vejo a placenta com outros olhos. É um novo significado, pois representa o elo que minha filha teve durante os nove meses com a minha neta”.

Placenta

A placenta é a representação mais pura de força e conexão, ligação única como jamais teremos novamente. É parte de um ciclo, é o início da vida.

É o único órgão que só existe durante a fase da gestação. Ela começa a se desenvolver nos primeiros dias da gravidez e deixa de ter função minutos após o nascimento do bebê, quando se desprende da parede do útero. É a maior ligação entre a mãe e o bebê dentro do útero.

A placenta possui funções importantes como: o transporte de oxigênio e recolhimento do gás carbônico do bebê; é ela que recolhe do sangue da mãe as substâncias necessárias para a criança se desenvolver; tem função de imunização para o bebê; produz os hormônios importantes para a manutenção da gestação. “A placenta é o órgão responsável pela nutrição e pelo crescimento do bebê dentro do útero, além de representar sua ligação com a mãe”, resume a enfermeira obstetra.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar