Hospital Geral realiza captação de córneas

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) através da sua Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) realizou no dia 10 de outubro a captação de córneas de uma paciente de 47 anos, que foi a óbito em função de um aneurisma cerebral.

A família foi acionada e declarou que a paciente manifestava em vida sobre a vontade de doar os órgãos.

A ação foi a primeira efetivada neste ano no HG, após a família decidir pela vontade da paciente. A doação das córneas proporcionará a visão para outras pessoas, o tecido foi destinado para pacientes que estão em uma fila em Mato Grosso aguardando o transplante de córnea.

“Toda a documentação e exames da doadora foram encaminhados para a Central Estadual de Transplantes. Eles são responsáveis por ofertar os órgãos no Sistema Nacional de Transplantes. As córneas foram retiradas no HG e foram levadas para transplante nos pacientes que aguardavam” explicou o coordenador técnico do Banco de Olhos, Alexandre da Silva Roque.

Alexandre destaca a importância da presença da equipe do Banco de Olhos dentro de todas as unidades hospitalares para viabilizar os transplantes e obter uma aproximação com a população, resultando em um número maior de captação de córneas. 

“Agradecemos a família da doadora, pois mesmo em um momento tão difícil e doloroso ainda tiveram esta atitude tão nobre, respeitando a vontade da paciente e doando suas córneas. Também agradeço a nossa equipe que esteve envolvida no processo e pelo grande trabalho que desenvolveram”, disse a presidente do HG, Flávia Silvestre. 

A captação de córneas pode ser feita em qualquer tipo de óbito, respeitando as contraindicações absolutas: infecções em geral (sepse) e doenças infectocontagiosas. Ao contrário de outros órgãos, pode-se retirar até seis horas após a morte e o prazo máximo para transplante é de 15 dias.

O coordenador salienta que mediante as portarias do Ministério da Saúde não existe mais a comprovação que a família queira doar órgãos ou tecidos inscritos em documentos, ou seja, não é mais necessário. “A pessoa que se interessa em doar os seus órgãos ou tecidos apenas deve comunicar aos seus familiares. Pois são eles que irão autorizar a retirada dos seus órgãos após a sua morte. Mesmo que algumas entidades públicas ainda perguntem sobre a sua vontade em doar seus órgãos, somente a sua família poderá autorizar a retirada. Isso vale também para as pessoas que tem no documento inscrito que não é doador de órgãos. Contudo se você mudou de ideia, você pode avisar a sua família para que na sua morte seja doado os seus órgãos, Não precisa mudar no seu documento”, declarou.    

Alexandre finaliza dizendo que a atuação rápida dos profissionais é fundamental. “Contudo, o mais importante é a família aceitar a realização da doação, que irá beneficiar pessoas que aguardam por um transplante de órgão, oportunizando maior qualidade de vida para essas pessoas".

Esclareça suas dúvidas

1. Como posso ser um doador?
Para ser doador é necessário avisar a família sobre o seu desejo de doar as suas córneas, pois são os seus familiares que irão autorizar a retirada para a doação.

2. Quem pode ser doador?
Todas as pessoas com idade entre 2 e 70 anos podem ser doadoras, mediante uma avaliação após a constatação do óbito.

3. Qual é o prazo para a doação?
A retirada da córnea pode ser feita até 6 horas após a constatação do óbito.

4. O olho inteiro é transplantado?
Não, são usadas para transplantes somente a parte anterior e transparente (córnea) ou a parte branca do olho (esclera).

5. Após a doação, o corpo fica deformado?
Não, as córneas são retiradas segundo técnicas cirúrgicas que não deixam qualquer vestígio.

6. Os pacientes que têm catarata ou glaucoma podem ser doadores?
Sim. Mesmo as pessoas totalmente cegas, mas com córneas saudáveis, podem doar.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar