Janeiro Branco: Psicóloga do Hospital Geral de Cuiabá fala sobre os cuidados com a saúde mental

A atenção à saúde mental tem crescido na sociedade, com movimentos populares e ações públicas focadas na prevenção deste tema, sendo abordado em campanhas e discussões abertas, marcando avanços importantes na conscientização. Neste contexto, conversamos com a psicóloga do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, Dra. Renata Giroto, para saber como cuidar da saúde mental e a importância de buscar ajuda quando necessário.

Segundo os dados do último Relatório sobre Saúde Mental no Mundo, publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada oito pessoas vive com alguma doença ou transtorno mental. Ansiedade e depressão são os mais comuns e chegam a representar 60% dos casos. Enquanto os jovens estão especialmente sujeitos à ansiedade, os mais velhos convivem mais com a depressão.

Para entender melhor o impacto do sofrimento emocional na sociedade, a psicóloga Renata Giroto explica que a saúde mental é de extrema importância na vida das pessoas. Cuidar da saúde mental é cuidar da vida, uma vez que a saúde mental mantém relação com as nossas emoções, pensamentos e comportamentos que influenciam na forma como lidamos com o estresse e as adversidades no cotidiano. Por isso, a campanha do Janeiro Branco é tão relevante e permite promover uma reflexão sobre a importância do cuidado. Devemos lembrar que em todos os outros meses do ano esse cuidado e atenção também é primordial.”

Dicas para Cuidar da Saúde Mental:

Autoconhecimento: Renata enfatiza a importância do autoconhecimento como base para o cuidado em saúde mental, compreender suas emoções é o primeiro passo para a manutenção da saúde mental.

Prática de Hobbies: Envolver-se em atividades prazerosas como ler um livro, ouvir músicas, entre outros, pode contribuir significativamente para o bem-estar emocional.

Relacionamentos Saudáveis: Cultivar relacionamentos saudáveis e fortalecedores é vital. O apoio social pode desempenhar um papel importante na manutenção da saúde mental.

Exercício Físico: A prática regular de exercícios físicos é associada à benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, qualquer atividade física que traga prazer é recomendada.

Outra questão muito importante é pedir ajuda, sendo recomendado procurar um profissional de saúde mental se estiver em sofrimento emocional. A terapia é uma ferramenta valiosa para lidar com as questões emocionais. Buscar apoio quando necessário é um ato de coragem, e a terapia pode oferecer subsídios eficazes para lidar com o sofrimento, disse a psicóloga.

Para finalizar, a psicóloga reforça que a saúde mental é uma parte crucial da nossa experiência de vida. Ao adotarmos práticas de autocuidado e buscarmos ajuda quando necessário, podemos construir uma vida emocionalmente saudável. Que este mês seja um lembrete para todos nós investirmos na nossa saúde mental ao longo do ano todo.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar