Lançamento do livro 80 anos do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá: Uma História de Superação, Amor e Conquistas foi um sucesso!
A festa de lançamento do livro comemorativo '80 anos do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá: Uma História de Superação, Amor e Conquistas', foi um sucesso. O evento aconteceu no Teatro Zulmira Canavarros da ALMT em Cuiabá. Autoridades, amigos, familiares, funcionários e admiradores do hospital prestigiaram o lançamento, que contou com autógrafos e bons encontros.
O livro foi idealizado buscando contar a trajetória do nascimento da unidade de saúde até os dias atuais, no qual é referência em vários serviços dentro da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso. O Hospital foi inaugurado no dia 23 de outubro de 1942, na época, era considerado um marco civilizatório para a cuiabania. Com o passar dos anos, incorporou-se institucionalmente ao imaginário regional e se tornou o maior hospital filantrópico do Estado.
Nesses 80 anos, o hospital se transformou e incorporou a alta complexidade como missão, modernizando alas, equipamentos e protocolos médicos. Recebeu o título de Hospital Escola do MEC/MS e continua sendo um centro de referência para a afetividade cuiabana, fato que identifica seu nome como patrimônio imaterial.
O diretor clinico do HG, Dr. Antônio Figueiredo explica que o livro será vendido no Bazar do HG no valor de R$ 80,00 (Oitenta Reais), e todo o dinheiro arrecadado será revertido para melhorias na estrutura do hospital. Os interessados em adquirir um exemplar do livro podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (65) 99997-8850.
"Agradecemos a todos que compareceram e compartilharam desse momento especial conosco. Era um grande sonho poder contar um pouco da história desta instituição tão transformadora para a vida da população cuiabana", afirma Dr. Antônio.
Nas páginas, entrevistas e relatos de profissionais que fizeram parte da história do hospital e de grandes nomes da sociedade mato-grossense como: Dr. Clóvis Pitaluga de Moura (in memorian), Adelaide de Almeida Orro, a primeira enfermeira do Estado, Sílvio , o “filho adotivo” do hospital, Dr. Carlos Eduardo Epaminondas (in memoriam), Dr. Gabriel Novis Neves e a importância da medicina humanizada, Dr. Antônio Figueiredo e seus mais de 50 anos de Hospital Geral, entre outros.
A presidente do HG, Flávia Silvestre, ressalta que este é um momento único para todos que vivenciaram a instituição. “O livro faz parte de um projeto de resgate da história e valorização da instituição. Tenho a honra e a felicidade de ter colocado esse projeto em prática. Agora temos imortalizado a história de todos os responsáveis que passaram pelo nosso hospital”, destacou.
A jornalista Rose Domingues foi a responsável pela pesquisa, curadoria e pelos textos do livro que tem 158 páginas, mas reforça que não trabalhou sozinha. Ela contou com uma equipe de profissionais, entre eles, Bruna Barbosa e Rodrigo Meloni (jornalistas) e Helena Werneck Santos (estagiária). Além disso, cita o apoio da equipe do hospital e da Editora Carlini e Caniato foram decisivas para a conclusão do projeto, que é um marco em sua vida profissional.
“Foi um trabalho construído a várias mãos, que me exigiu mais de um ano de dedicação e que coletivamente nos fez superar muitos obstáculos, entre eles, a pandemia da Covid-19, que dificultou o acesso a pessoas e documentos. Eu me sinto realizada porque o resultado está primoroso. O livro é sem dúvida uma obra importante não só como registro para o hospital, mas entra para a história de Cuiabá e de Mato Grosso”, destacou Rose.
Fonte: Soraya Medeiros