Liga de Pediatria em parceria com o HG promove I Simpósio de Cardiopatias Congênitas

Cerca de 25 mil crianças nascem com problemas cardíacos todo ano no Brasil. Essas doenças são conhecidas como cardiopatias congênitas, um defeito na estrutura e função do coração presente no momento do nascimento.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que ao menos 80% desses bebês cardiopatas precisarão de uma cirurgia para corrigir esses problemas.

Em comemoração ao Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita, a Liga de Pediatria em parceria com o Hospital Geral, promoverá no dia 12 de junho, o 1º Simpósio de Cardiopatias Congênitas, a partir das 19h, no auditório do HG.  

As inscrições podem ser feitas com as acadêmicas, Natâna Carvalho e Camila Beltrame, através dos telefones (65) 99642-7393 ou 99619-2576. O valor da inscrição é de R$ 10,00.

O palestrante, Dr. Bruno Hideo irá falar sobre as causas, diagnósticos, tratamentos e prevenção.

Bruno Hideo explica que os sintomas podem aparecer no nascimento, durante a infância ou na fase adulta como forma de sopro cardíaco, falta de ar, cansaço ao extremo, arritmia cardíaca, entre outros.

O médico enfatiza a necessidade do diagnóstico precoce, com o objetivo de evitar problemas graves no futuro.  De acordo com Bruno, alguns casos curam por conta própria com o tempo, outros podem ser necessário tratamento medicamentoso ou até mesmo cirurgia cardíaca ou cateterismo cardíaco.

A cardiopatia congênita pode ter cura, principalmente se for diagnosticada o mais breve possível, e uma criança pode viver normalmente se tratada adequadamente.

Alguns dos tipos comuns de cardiopatia são os seguintes:

  • Cardiopatia congênita - são os defeitos cardíacos presentes desde o nascimento. Nos casos mais graves costuma ser percebida logo que o bebê nasce; nos casos menos graves pode ser diagnosticada quando a pessoa já está na idade adulta.
  • Doenças no miocárdio - são defeitos no músculo do coração. Em muitos casos, o órgão não consegue bombear o sangue adequadamente.
  • Infecção no coração - são causadas quando bactérias, vírus, fungos ou parasitas alcançam o músculo cardíaco.
  • Cardiopatia de válvulas - o coração tem quatro válvulas que abrem e fecham para permitir o fluxo de sangue no órgão. Uma variedade de fatores podem danificar as válvulas, causando a doença.
  • Cardiopatia hipertensiva - é uma consequência da pressão arterial alta, que pode sobrecarregar o coração e os vasos sanguíneos e causar a doença.
  • Cardiopatia isquêmica - causada pelo estreitamento das artérias do coração pela acumulação de gordura, o que leva à diminuição da oferta de sangue para o órgão. A doença pode gerar anginas (dor no peito) ou, nos casos agudos, infarto.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar