Médica do HG realiza primeira cirurgia de Ablação por Radiofrequência em paciente do SUS

A médica  Michelli Daltro e sua equipe do  Hospital Geral de Cuiabá realizou pela primeira vez nesta quarta-feira (18), o  método de Ablação de Tumor Hepático por Radiofrequência em um paciente de tumor de fígado do Sistema Único de Saúde (SUS).  

De acordo com  Michelli Daltro a cirurgia é menos invasiva e segura, executado com o paciente sob anestesia geral . É um procedimento que visa a destruição do tumor através da emissão de calor (ablação por radiofrequência ou micro-ondas). Estima-se que a cada 100 procedimentos, 5 apresentam algum dos riscos associados, o que torna o tratamento muito seguro, mesmo para pessoas de idade avançada.

"Hoje nós ganhamos essa agulha da empresa Nipro, por isso fizemos esse procedimento. Porque o SUS não cobre esse tipo de material, então aproveitamos a doação e utilizamos esse material para darmos mais qualidade de vida para o paciente".

A médica realiza a punção do tumor com a agulha de ablação, sempre guiado por tomografia computadorizada ou ultrassonografia, e através de cabos conectores a agulha é ligada a um gerador. “Esse procedimento é ideal para pacientes não candidatos à cirurgia e, principalmente, aqueles com tumores de tamanho em torno de  quatro centímetros de diâmetro”, explica Michelli.

Os riscos e a taxa de complicação são muito baixos. Geralmente o paciente sente dores leves que são controladas com analgésicos simples ou nenhuma dor no pós-operatório. “Além de proporcionar bem-estar para o paciente, devido a sua menor agressividade, o procedimento é uma forma de eliminar o tumor e destruir as células cancerígenas sem ter que abrir o paciente", disse Daltro.

A ablação é um procedimento realizado mundialmente com excelentes resultados e baixíssimos índices de complicações. Hoje, a ablação por radiofrequência faz parte do ROL de procedimentos de obrigatoriedade de cobertura da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.