Mutirão para mamografias tem início no Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá

Começou nesta segunda-feira (22), no Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá uma força tarefa para ampliação da oferta de exames de mamografias para as usuárias do Sistema Único de Saúde. Devido ao número elevado de pacientes que esperam por este serviço, a prefeitura de Cuiabá firmou uma parceria com o HG para tentar diminuir ou zerar a fila de espera. 

A parceria foi firmada na última sexta-feira(19), pela presidente do HG, Flávia Silvestre e pela primeira-dama, Márcia Pinheiro para realizarem a campanha do "Outubro Rosa".

Serão disponibilizadas 30 vagas por dia para o exame, sendo 150 por semana e 600/mês. O paciente será encaminhado pela Central de Regulação de Vagas do SUS e os atendimentos são efetuados de segunda a sexta-feira, das 8 h as 18 h. Os resultados são entregues em até 10 dias após a realização do exame, e a recomendação é que a paciente retorne ao médico solicitante para avaliação do laudo.

Para ter acesso ao procedimento, basta que as interessadas procurem um dos  postos de saúde da rede municipal, munidas do documento de identificação com foto e o cartão SUS.
De acordo com dados divulgados pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), apenas no Brasil, 30 mulheres morrem por dia em decorrência da doença. No mundo, uma mulher morre a cada 68 segundos por conta desta neoplasia.

Tem que se tocar
O auto-exame é um mecanismo de acompanhamento das mamas, de extrema importância,  realizado pela própria mulher, que apalpando a região pode verificar qualquer alteração ou nódulo. Toda mulher acima de 40 anos deve submeter-se à mamografia a cada 1 ou 2 anos, por isso a importância e a necessidade de consultas anuais ao ginecologista.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar