Os Centros de Excelência em Especialidades do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá já estão em funcionamento

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) agora conta com os Centros de Excelência em Especialidades, que são compostos pelo Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá (ITC), Centro de Infusão de Biológicos (CIB), Instituto de Pesquisa Clínica (IPC) e o Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular (LIBM) que procuram oferecer um atendimento integral e ao mesmo tempo especializado.

Os nossos Centros de Excelência trazem, de forma pioneira no Estado de Mato Grosso, a união entre o conhecimento científico e o cuidado humanizado em especialidades que crescem a cada dia. Oferecemos as melhores práticas associadas ao acolhimento de uma equipe multiprofissional especializada, com olhares compartilhados e integrados, discutindo e propondo soluções junto ao paciente e à família. 

Os Centros de Excelência em Especialidades foram inaugurados em 2023, dentro do complexo Hospitalar do HG com entrada exclusiva pela Rua Thogo da Silva Pereira. E é composto por consultórios, sala de triagem/procedimentos, sala de infusão e quimioterapia, farmácia satélite, atendendo nas especialidades de Oncologia Clínica e Cirúrgica, Reumatologia, Biologia Molecular e Pesquisa Clínica. Elas são conduzidas por equipes multiprofissionais de alta competência, pensando sempre nas melhores práticas de prevenção, diagnóstico e tratamento para atender a população do Sistema Único de Saúde (SUS).

A presidente do HG, Dra. Flávia Silvestre explica que o Centro de Excelência já está funcionando a pleno vapor. “É uma conquista muito grande, pois o Hospital Geral completa 81 anos de fundação e ao longo desse período todo, cresceu muito no atendimento a alta complexidade ambulatorial e hospitalar e no número de atendimentos.  Nossa estrutura ficou pequena para o aumento da demanda, então resolvemos fazer toda essa readequação e destacar essas especialidades dentro do HG, proporcionando mais conforto e um atendimento integral e mais humanizado aos nossos pacientes”, destaca a Dra. Flávia.

A Dra. Flávia ressalta que esse é um espaço moderno, com tecnologia de ponta e profissionais competentes e especializados, preparados para receber todos os pacientes que necessitam dessas especialidades.

Já estão sendo desenvolvidas dentro do Centros de Excelência diversas pesquisas clínicas na especialidade Cardiovascular, promovidas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e vários estudos clínicos internacionais em doenças autoimunes e Doença de Pompe.

Uma das pesquisas realizadas dentro do HG é sobre a Doença de Pompe, que é rara e pouco conhecida pela população. A neurologista do HG, Dra. Heloise Helena Borges, explica que é uma doença neuromuscular genética degenerativa, progressiva e hereditária que afeta pacientes de todas as idades. Aproximadamente 1 em 40 mil pessoas são acometidas.

A Dra. Heloise relata que a doença apresenta duas formas características, a forma infantil que configura a forma mais grave da doença, na qual pode haver danos irreparáveis para o desenvolvimento da criança, impedindo-a de realizar funções básicas, como andar, falar e respirar. A dificuldade em realizar tarefas simples e o comprometimento da cognição tornam a tarefa de socialização primária extremamente desafiadora, acarretando certa exclusão social. O papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no diagnóstico certeiro e no tratamento precoce torna-se imperante no intuito de atenuar as sequelas e favorecer o desenvolvimento físico, cognitivo e, consequentemente, social da criança afetada. A forma de início tardio é mais branda, o acometido não apresenta riscos imediatos à vida, porém a evolução dos sintomas pode ser igualmente devastadora. Ambas as variedades comprometem a vivência do indivíduo em sociedade, podendo trazer diversas adversidades ao portador da doença.

Na área de doenças autoimunes estão em andamento quatro estudos em Lúpus Eritematoso Sistêmico, que buscam aprovar novas medicações para o tratamento desta doença que é uma das mais graves na reumatologia. O Dr. Vander Fernandes explica que o Lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar qualquer órgão do corpo humano, geralmente acomete mulheres jovens e que exigem tratamento por longo período utilizando medicações imunossupressoras para o controle da doença. A pesquisa clínica permite que novas opções de tratamento mais eficazes e seguras sejam disponibilizadas à população. A pesquisa permite disponibilizar a pacientes do SUS tecnologias de ponta e inovadoras.

 

O HOSPITAL GERAL

Atualmente o Hospital Geral de Cuiabá é reconhecido como referência estadual e municipal nas seguintes especialidades: Cardiologia Clínica, Cardiovascular, Neurologia e Neurocirurgia, Gestação de Alto Risco, Oncologia, Reumatologia, Fissuras Labiopalatinas e Laboratório de Histocompatibilidade para Transplantes.

Contamos hoje com 242 leitos, sendo 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulta e 10 leitos de UTI Neonatal, sendo 90% de todos os nossos atendimentos destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Possuímos Pronto Atendimento 24 horas nas especialidades de Cardiologia e Ginecologia e Obstetrícia e um Pronto Atendimento exclusivo para atendimento aos convênios. É maternidade com porta aberta 24 horas para atendimento a gestantes, sendo referência em Gestão de Alto Risco (GAR) com suporte de UTI Neonatal para atender as necessidades do neonato. Para garantia de um excelente atendimento participa do Projeto Rede Cegonha, firmado com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, nos termos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Nossa infraestrutura está distribuída em 4 andares com 10 salas de Centro Cirúrgico, trabalhando diariamente com 92% de ocupação dos seus leitos de enfermaria. Contamos com 602 colaboradores das mais diversas profissões e 72 residentes distribuídos em programas de residência médica e multiprofissional.

Nossos números de atendimento mensal para os usuários do Sistema Único de Saúde impressionam, pois são mais de 4.200 consultas especializadas, 15.200 procedimentos de média complexidade ambulatorial e hospitalar e 778 procedimentos de alta complexidade, além de 1.750 procedimentos do Fundo de Ações Estratégicas (FAEC). Destacamos as mais de 30 cirurgias cardíacas e neurocirurgias de alta complexidade, para as quais somos referência e os únicos atualmente no Estado a realizar para os pacientes do SUS e os cerca de 280 partos⁄mês realizados.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar