Psicologia do HG faz trabalho com pacientes da Cardiologia

O projeto Grupo Pré-Operatório em Cardiologia tem por objetivo proporcionar um espaço de diálogo, orientação e reflexão sobre a cirurgia cardíaca, a fim de auxiliar a compreensão dos participantes sobre os processos de adoecimento e tratamento cirúrgico que vivenciam, além de possibilitar a expressão e atenção aos aspectos emocionais relacionados à cirurgia, facilitando o manejo destas reações emocionais.

A internação em si ocasiona uma mudança significativa na vida do paciente, que passa a manter uma rotina diferente, se afasta do trabalho e demais atividades, e também da família e amigos. A necessidade de cirurgia traz mais um elemento complicador e é acompanhada de várias reações emocionais sendo a principal o medo: medo da dor, de não acordar, de perder a autonomia, entre outros. É necessário lidar com tudo isso, e ainda realizar uma “entrega” de si na cirurgia, a fim de recuperar sua saúde.

Com tantas expectativas, o grupo surge então como meio de antecipar a vivência das fases de pré-operatório, cirurgia e pós-operatório, entrando em contato com as emoções associadas a estas experiências, apresentando o processo em seus principais passos, familiarizando o paciente com os aparelhos e ruídos da UTI (pra onde vai após a cirurgia), procedimentos de enfermagem, rotinas, restrições necessárias, e o apoio disponível. Assim minimizamos a ansiedade deste encontro com algo desconhecido.

O grupo é uma ação integrada aos atendimentos psicológicos individuais já realizados no setor, e é conduzido pela equipe de Psicologia do Hospital Geral, ocorrendo todos os sábados .  São convidados os pacientes internados com cirurgia programada para a semana seguinte, além de seus acompanhantes – que passam pelo processo junto ao paciente e podem o apoiar em todas as fases.  

No grupo os pacientes também confeccionam suas “placas” de identificação na UTI, onde além de informações como nome, data de nascimento e de internação, podem registrar o que gostariam que a equipe que os recebe em pós-operatório soubesse de si. Com as placas personalizadas, intencionamos “dar voz” ao paciente no momento em que se encontra muitas vezes intubado e sedado, estimular o contato entre paciente e equipe após saída da sedação, e assim minimizar possíveis vivências de isolamento, medo, insegurança comuns aos pacientes em UTI.

Para saber mais sobre o projeto contate a equipe de Psicologia pelo telefone (65) 3363-7044.

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar