PROJETOS E CERTIFICAÇÕES
O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá está inseridos em projetos nacionais com foco na humanização da assistência a paciente e eficiência na gestão, tais como:
-
Rede de Urgência e Emergência - RUE
A organização da RUE tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.
- Rede Cegonha
Em 2011, o Governo Federal lançou a estratégia da Rede Cegonha para reduzir a morbimortalidade materna no país. A Rede Cegonha consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro, e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Esta estratégia tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infatil no País e será implantada, gradativamente, em todo o território nacional, iniciando sua implantação, respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.
- QualiNEO
O selo QualiNEO, lançado pelo Ministério da Saúde, visa diminuir a mortalidade neonatal (primeiros 28 dias de vida) e qualificar o atendimento ao recém-nascido nas maternidades das regiões Norte e Nordeste. O QualiNEO será desenvolvido durante dois anos (junho de 2017 a julho de 2019) nas maternidades selecionadas. Ao final desse período, a pasta entregará um selo de qualidade às instituições que, além de integrar a estratégia, também conquistaram melhoras nos indicadores de assistência. Entre essas melhorias, destacam-se a redução da mortalidade neonatal, casos de asfixia no nascimento e de infecções da corrente sanguínea associada a cateter, além do aumento na taxa de aleitamento materno. As maternidades também estarão aptas a compartilhar esta estratégia com outras unidades de saúde em seu estado.
- Apice On
O Projeto Apice On (Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia) foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde tendo a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como executora. A iniciativa preconiza a realização de ações de qualificação nas áreas de atenção ao parto, nascimento e abortamento; saúde sexual e saúde reprodutiva; e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual. O objetivo do Projeto é qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais, por meio de um modelo baseado em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos.
E nos Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde - PROADI SUS em parceria com os hospitais de excelência do Brasil reconhecidos pelo Ministério da Saúde:
- Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil - Consultoria e acompanhamento do Hospital Sírio-Libanês/SP
Projeto colaborativo lançado pelo Ministério da Saúde e os Hospitais de Excelência para orientar os profissionais de 120 hospitais públicos quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do SUS. Com o plano “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, a expectativa é reduzir em 50% as contaminações relacionadas à assistência à saúde no País, como a infecção da corrente sanguínea associada ao uso de cateter venoso central e a pneumonia associada à ventilação mecânica.
- Melhoria dos Sistemas de Gestão dos Hospitais SUS - Monitoramento de Informações Gerenciais e Desenvolvimento de Consultorias de Gestão - Consultoria e acompanhamento do Hospital Israelita Albert Einstein/SP
O projeto tem como principal objetivo apoiar os hospitais selecionados na melhoria da eficiência operacional e dos resultados, por meio da capacitação de colaboradores no método de gestão, do apoio à priorização de ações de melhoria e medição dos resultados.