Campanha de incentivo à amamentação começa hoje

A partir de hoje (01.08), o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, realizam uma série de atividades gratuitas sobre amamentação em comemoração ao ‘Agosto Dourado’, mês dedicado ao aleitamento materno.

Durante todo o mês de agosto serão realizadas atividades, como exposição de artes, palestras, café da manhã com gestantes e bebês, mamaço, entre outros.  

Segundo o Ministério da Saúde a amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. No Brasil, nascem aproximadamente 3 milhões de bebês por ano, e 14% deles são prematuros ou têm baixo peso (menos que 2,5 quilos). Por isso, é necessário ter os bancos de leites humanos e as mulheres que tenham excesso de leite sejam doadoras.

O nutricionista do Banco de Leite Humano (BLH) do HG, Marcus Vinicius explica que o objetivo da campanha é incentivar o aleitamento materno porque é o alimento mais completo para o desenvolvimento do bebê. “Até os seis meses de vida, a criança só deve se alimentar por meio do leite materno e, depois, junto com outros alimentos, ele deve continuar consumindo o leite até pelo menos os dois anos de idade”.

Marcos destaca que além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras. “A sustentação da cabeça, que a criança acaba fazendo naturalmente na hora de mamar, é o que vai ajudar a promover o equilíbrio e sustentação para sentar, engatinhar e andar. Além disso, os vínculos estabelecidos com a mãe durante essa fase de aleitamento as deixam mais autoconfiantes para se desenvolverem no período escolar”.

Na questão auditiva, as mamadas estimulam o canal do ouvido e, assim, ajudam a evitar as infecções desta região que também é favorecida pela deglutição. “Todo o esforço para sugar o leite ajuda a posicionar ainda a arcada dentária, a mastigação e consequentemente a deglutição também se tornam mais fáceis”, completa o nutricionista.

Sobre o BLH

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá é referência estadual de Mato Grosso para a Rede Global de Bancos de Leite Humano sendo, também, o pioneiro. Além de realizar o armazenamento, pasteurização, controle de qualidade e distribuição do leite materno doado para aos bebês internados na UTI Neonatal, também acolhe as mulheres mães no processo da amamentação, aconselhando sobre os benefícios do aleitamento materno, a melhor forma de posicionar o bebê para ele mamar confortavelmente e, se houver algum problema na amamentação ou em suas mamas, os técnicos estão capacitados para cooperar na solução, informou a diretora Assistencial do HG, Caroline de Moura.

Para mais informações ligar no (65) 3363-7035

Confira a programação

Fonte: Soraya Medeiros

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar