Curso IHAC visa capacitar e sensibilizar profissionais para promoção, proteção e apoio à amamentação

Entender a importância da amamentação para a saúde do bebê e da mulher e difundir isso de forma responsável e consciente é uma das maneiras de reduzir os mitos que giram em torno desse tema. Por esse motivo, os profissionais do Hospital Geral de Cuiabá participaram durante três dias, do curso de Capacitação de Boas Práticas da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A técnica da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, Janaina Vasconcelos disse que o objetivo é mobilizar os funcionários do Hospital Geral para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Por isso, é importante orientar as gestantes quanto ao processo de amamentação com um acompanhamento que acontece desde o pré-natal até o nascimento da criança e a fase de puerpério (período pós-parto), aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado.

A presidente do HG, Flavia Silvestre, destacou a importância desse conhecimento ser difundido e poder alcançar cada vez mais pessoas dentro da instituição. “Pretendemos capacitar um número maior de colaboradores para garantir as boas práticas como medidas prioritárias para melhorar a qualidade da assistência no hospital. Precisamos que desde a chegada até a sua saída, a mulher receba a mesma informação e seja incentivada”. 

Para finalizar o curso, o Pantanal Shopping fez a doação de 1.500 frascos de vidros para o armazenamento de leite humano.

A gerente de Marketing do Pantanal Shopping, Wanessa Magalhães  informou a importância de um gesto tão simples que pode reduzir a mortalidade neonatal e infantil.  “Quisemos usar a força do grupo para promover o bem e fazer a diferença em nossa sociedade”.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.