Diretora assistencial do HG, Caroline Moura participou de reunião com a vereadora Michelly Alencar para falar sobre o Agosto Dourado

A diretora assistencial do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, Caroline Moura participou na tarde desta segunda-feira (14.08) de uma reunião com a vereadora Michelly Alencar para falar sobre o Agosto Dourado e a importância do aleitamento materno.

Caroline Moura destacou que o “Agosto Dourado” simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que é considerado o melhor alimento para o bebê nos seus primeiros meses de vida, sendo indicado de 0 a 6 meses de forma exclusiva e para complementar a alimentação saudável até dois anos de idade ou mais. “É o alimento mais completo para promover o crescimento e o desenvolvimento infantil, além de proteger contra doenças infecciosas”.

A parlamentar frisou o grande valor do leite materno para os bebês, e, mais ainda, aos que estão internados nas unidades de saúde. “O leite materno é como se fosse sangue e ele se torna uma questão de vida para aqueles bebês que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Então, é muito importante nós estarmos, como mulheres e aqui nesta Casa legislativa, incentivando a amamentação. Em seis meses de amamentação exclusiva de leite materno, a criança fica nutrida, mais forte e mais fortalecida".

Caroline explicou na reunião com a vereadora Michelly Alencar, que o Banco de Leite Humano do Hospital Geral tem o selo de certificado de excelência na Categoria Ouro. O mérito é resultado do processo pelo qual o leite passa desde que saí da doadora até chegar ao seu destino, os bebês prematuros que não conseguem amamentar. “O certificado é dividido em três categorias: prata, bronze e ouro, e é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz. Além disso, o Banco de Leite do Hospital Geral é referência no Estado e funciona há mais de 20 anos”.

Michelly fez questão de pontuar na reunião que a sociedade cuiabana deve dar a devida importância à amamentação e elogiou o serviço de coleta de leite do Hospital Geral. “Aproveito para solicitar à população que faça a doação dos potes de vidros que tenham a tampa de plástico para que seja feita a coleta do leite.

Participaram da reunião a pediatra, Dra. Ninela Watzel, o vereador Rogério Varanda e o suplente, Marcus Brito.

Doação de Leite - O Banco de Leite do Hospital Geral funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As mulheres que queiram ser doadoras de leite materno podem entrar em contato pelo telefone (65) 3363-7035. A doadora não precisa ir até o Hospital Geral. Uma equipe do Banco de Leite faz a coleta na casa da doadora.

Para doar, as mães devem estar saudáveis, não fazer uso de qualquer medicamento, além de não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas. Aquelas que quiserem doar pela primeira vez devem entrar em contato com o hospital para se cadastrar.

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá foi fundado há 22 anos. Incentiva e promove o aleitamento materno por meio de ações como orientações às gestantes durante o pré-natal, atendimento às mães com dificuldade de amamentação, controle de qualidade do leite humano ordenhado, capacitação de profissionais da saúde, campanhas educativas na mídia e pesquisas científicas.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar