Hospital Geral alerta para campanha do Junho Vermelho

Para alertar as pessoas a respeito da importância de aumentar o número de doadores no Brasil foi criada a campanha Junho Vermelho. O movimento visa envolver governo e população para aumentar os estoques dos bancos de sangue no país.

Menos de 2% da população brasileira é doadora, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que essa porcentagem esteja entre 3% e 5% para que um país possua um estoque seguro de hemoderivados do sangue.

A necessidade de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 trouxe o receio da população em manter as doações voluntárias de sangue, o que fez com que os estoques usados para pacientes que sofrem de outras doenças e precisam passar por procedimentos cirúrgicos que dependem das transfusões de sangue caíssem significativamente, segundo apontou a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

Como é feita a doação de sangue e quem pode doar?
Muitas pessoas sabem da importância de doar sangue, mas têm medo de agulha ou desconhecem a forma como é feita a doação. É preciso esclarecer que o procedimento é totalmente seguro, realizado com materiais descartáveis. Sem contar que o doador estará assistido por uma equipe treinada em hemocentros e hospitais.

A cada coleta são retirados 450 mlL de sangue, quantidade que o corpo é capaz de repor em até 72 horas. Assim, não há risco de qualquer problema para o doador. A única recomendação é respeitar o intervalo entre as doações:

🩸 homens devem esperar 60 dias entre uma coleta e outra ou realizar, no máximo, 4 doações em um ano;
🩸mulheres devem esperar 90 dias para doarem sangue novamente ou realizar, no máximo, 3 doações no ano.

Requisitos para doadores
Acompanhe abaixo os requisitos para fazer a doação:
🩸ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis;
🩸    ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde;
🩸ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação;
🩸estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia;
🩸levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar