Hospital Geral de Cuiabá comemora 79 anos com Campanha de Doação de Sangue

Ao comemorar 79 anos de fundação no dia 23 de outubro, a missão do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá permanece a mesma: ‘Oferecer assistência à saúde e ao ensino de forma autossustentável com compromisso com a qualidade e com o resultado’.

Para celebrar a data, a unidade estará realizando uma campanha de doação de sangue no dia 13 de outubro, das 8h às 17h, no Ambulatório de Fissuras. A doação é direcionada a toda a sociedade, todos que quiserem colaborar com este ato de amor ao próximo podem vir até a instituição.

A diretora assistencial do HG, Caroline Evangelista de Moura explica que a maioria das bolsas é destinada para pacientes que necessitam receber sangue com regularidade, principalmente os portadores de doença falciforme ou talassemia, ambas hereditárias e que alteram componentes do sangue.

“Esta ação é muito importante para manutenção do estoque dos bancos de sangue, lembrando que cada doação pode beneficiar até quatro pacientes. Não vamos deixar os estoques baixarem, pois ainda estamos em período de pandemia e muitas pessoas dependem deste líquido precioso para viver”, afirma Caroline.

A presidente do HG, Dra. Flávia Silvestre ressalta que uma das mais importantes ações dentro da unidade de saúde é o foco da nossa equipe assistencial na humanização. No HG cerca de 90% dos atendimentos são para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e, por ano, são cerca de 28 mil atendimentos ambulatoriais, 5.210 cirurgias de alta e média complexidade, 1.633 partos e mais de 4.403 atendimentos no Serviço de Fissuras Labiopalatinas. Conta com cerca de 602 colaboradores das mais diversas profissões e 112 residentes distribuídos em programas de residência médica e multiprofissional.

Flávia conta que hoje o HG tem 234 leitos, sendo 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulta e 10 leitos de UTI Neonatal. Possuímos Pronto Atendimento 24 horas nas especialidades de Cardiologia e Obstetrícia. “Nossa infraestrutura está distribuída em 4 andares com 9 salas de Centro Cirúrgico, trabalhando diariamente com 92% de ocupação dos seus leitos de enfermaria”.

Pré-requisitos para a doação

Ter de 16 a 69 anos, a primeira doação deve ser antes dos 60 anos, tem que pesar 50 kg ou mais, ser saudável, não estar em jejum, apresentar documento de identidade com foto. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal.

Impedimentos para a doação

Gravidez ou amamentação, ser portador da doença de Chagas, hepatite após os 11 anos de idade, diabetes, hipertensão, comportamento de risco para Aids. Além de fazer uso de bebida alcoólica há menos de 12 horas da doação, ter doado há menos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres, ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano ou possuir piercing na boca ou na língua.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar