Hospital Geral de Cuiabá comemora 79 anos e apresenta o projeto do livro 80 anos em 160 páginas

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) promoveu na tarde desta quinta-feira (21.10), um delicioso chá com bolo em alusão ao aniversário de 79 anos de fundação que será comemorado no próximo sábado (23.10). Além disso, deu início ao projeto de comemoração dos 80 anos do HG que tem como parte o lançamento de um livro intitulado ‘80 anos em 160 páginas’ que contará as memórias afetivas e histórias de pessoas que fizeram parte da trajetória da instituição.

O diretor clínico, Dr. Antônio Raimundo Figueiredo Filho conta que no dia 23 de outubro de 1942, no salão nobre do palácio do Governo, com a presença de inúmeras pessoas ilustres foi realizado a fundação da Sociedade de Proteção à Maternidade e à Infância de Cuiabá (conhecido popularmente como Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá), cuja primeira presidente foi a D. Hilda Lima Corrêa, que ficou incumbida de convidar as suas auxiliares a formar a primeira diretoria do Hospital.

“Naquela época, o hospital foi inaugurado com apenas sete leitos, tornando-se referência como a primeira maternidade de Cuiabá. Posteriormente foram feitos investimentos de recursos obtidos junto ao Governo Federal e a bancada de Mato Grosso, onde iniciou a obra de amplificação do Hospital Geral, aumentando o número de leitos para 30”, destaca Figueiredo.

Já o diretor técnico do HG, Alexandre Maitelli contou que sua história com a entidade começou em 1989, quando veio fazer estágio como interno do curso de Medicina. “Logo depois que me formei, passei em Residência Médica no hospital e depois comecei a trabalhar como plantonista. Após alguns anos me afastei dos plantões e comecei a dar aula. Até que em 2013, fui convidado a ser o diretor técnico da instituição e estou até hoje. Só tenho a agradecer, porque foi aqui que iniciei toda a minha trajetória profissional”, afirmou.

A presidente do HG, Flávia Silvestre, ressaltou que é motivo de muita alegria comemorar os 79 anos e continuar mantendo viva a missão do Hospital Geral, que é continuar sendo a primeira Maternidade do Estado, trazendo cuiabanos e mato-grossenses ao mundo.

“Ao longo desses anos fomos cada vez mais nos especializando e ampliando as nossas referências junto ao Ministério da Saúde. Hoje além da maternidade também somos referência em cardiovascular, neurologia, neurocirurgia, oncologia e várias outras especialidades que nos permitem atender inúmeras pessoas que dependem de assistência à saúde ambulatorial e hospitalar. Esperamos continuar com essa trajetória para os próximos anos, principalmente agora com essa data tão marcante que vai ser os 80 anos do Hospital Geral em 2022”, finaliza Flávia.

Todos aqueles que já passaram pelo hospital e tiverem uma história para contar, documentos antigos, fotos e vídeos podem nos enviar seus relatos por meio do e-mail: minhahistoriahg@gmail.com.

As histórias encaminhadas serão selecionadas e algumas publicadas no livro “80 anos em 160 páginas” e nas mídias sociais do Hospital. “Então se você tiver uma história, memória afetiva, documentos, fotos ou vídeos e queira nos contar, envie para nós que teremos o maior orgulho de publicá-la”, concluiu Flávia.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar