Hospital Geral de Cuiabá é o único a receber classificação nível A em Cardiologia do Ministério da Saúde

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá recebeu a classificação “Nível A” pelo Ministério da Saúde (MS), como a única instituição de saúde de Mato Grosso no Programa de Qualificação da Assistência Cardiovascular (QualiSUS Cardio), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Portaria GM/MS Nº 3.670/22 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30 de setembro, e entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos operacionais nos sistemas de informações do SUS e financeiros a partir de junho de 2022.

“Parabéns a todo nosso Heart Team (equipes multiprofissionais, UCO, cardiologistas clínicos, hemodinamicistas, cirurgiões cardíacos, equipes Cardiopace e Cardioritmo e nossos programas de residência). Este reconhecimento é motivo de muita honra e orgulho para nossa instituição, pois o QualiSUS, de forma inédita, estabelece metas, parâmetros e indicadores, estimulando o atendimento de qualidade nos serviços de Cardiologia para a população brasileira”, destacou a presidente do HG, Dra. Flávia Silvestre.

A Dra. Flávia ressalta que o novo programa classifica os estabelecimentos de saúde do SUS no Brasil, habilitados no âmbito da alta complexidade cardiovascular, em níveis de desempenho a partir da avaliação de critérios relativos ao parâmetro de produção, à complexidade e à qualidade da assistência ofertada à população brasileira.

Segundo o Ministério da Saúde, o programa é dividido em 4 grupos, de acordo com a performance aferida a partir de dados oficiais e os hospitais foram classificados em nível A, B, C e D, em ordem decrescente de desempenho.

O cirurgião cardíaco Dr. Gibran R. Feguri, explica que a linha de cuidado da Cardiologia estabelece uma concepção assistencial gerenciada, humanizada, altamente integrada e monitorada em relação aos seus desfechos clínicos e à segurança do paciente. Isso permite a entrega de uma assistência eficiente e resolutiva em todos os espaços do paciente cardiológico, desde a consulta na emergência até a cirurgia cardíaca de alta complexidade.

De acordo com a tabela do Ministério da Saúde, os hospitais de “excelência”, tanto no aspecto quantitativo (que traduz o quanto esta unidade atende em termos de volume os pacientes do SUS), quanto no qualitativo, irão receber um incremento adicional da ordem de 75% do valor da tabela.

HG 80 anos de Histórias de Sucesso 

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG), que completará 80 anos em 23 de outubro, é referência estadual e municipal nas seguintes especialidades: Cardiovascular, Neurologia e Neurocirurgia, Gestação de Alto Risco, Fissuras Labiopalatinas e Laboratório de Histocompatibilidade para Transplantes.

Nossos números de atendimento mensal impressionam e dentro da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde possuímos um Pronto Atendimento Cardiológico referenciado 24 horas e somos a única instituição no Estado a realizar as cirurgias cardíacas para os usuários do Sistema Único de Saúde.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar