Hospital Geral de Cuiabá promove formatura de 26 novos Residentes Médicos

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá realiza na próxima sexta-feira (26.02) a formatura dos médicos residentes, às 19h no Auditório do CRM-MT.

Vinte e seis profissionais vão receber os certificados de conclusão dos Programas de Residências em Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Clínica Médica, Neurocirurgia, Neurologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Medicina de Família e Comunidade do HG em parceria com a Universidade de Cuiabá.

O programa de residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, realizada em instituições de saúde, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e Comissão Nacional de Residência Médica e tem duração de dois, três ou cinco anos, dependendo da especialidade. O programa é cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, que confere ao médico residente o título de especialista.

Para parabenizar os jovens profissionais pela conquista, a presidente do HG, Dra. Flávia Silvestre ressaltou a importância da tríade ensino, pesquisa e assistência que somente um Hospital Escola pode proporcionar ao residente. “É um orgulho formar 26 novos médicos especialistas que irão atender toda a população mato-grossense”.

O Hospital Geral e Maternidade oferece uma estrutura composta por 234 leitos, sendo 28 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulta e 16 leitos de UTI Neonatal e equipe de alta performance para garantir as boas práticas na assistência com foco na qualidade e na segurança do paciente, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). “Para o sucesso desse programa contamos com o apoio da Universidade de Cuiabá e com o compromisso do nosso corpo clinico e dos 602 colaboradores das mais diversas profissões”, destacou Flávia.

De acordo com o coordenador do programa de Residência em Cirurgia Cardiovascular, Dr. Gibran Roder Feguri, o Hospital Geral está de parabéns, pois é a primeira vez em Mato Grosso que forma uma aluna nesta especialidade. “Essa especialização só tinha nos grandes centros, é inédita em nosso Estado. Por isso, estou muito feliz por esta residente. Ela se formou em medicina em Cuiabá e passou em primeiro lugar para a residência, então irá levar o nosso legado e continuar com os conhecimentos”.

Dr. Gibran aproveita para esclarecer que essa residência é bem extensa, pois tem a duração de cinco anos e exigi muito do profissional através de dedicação exclusiva. “Quero agradecer à direção do hospital, em nome da Dra. Flávia Silvestre, presidente da instituição, que tem incentivado e feito muito para que estes programas deem certo, através da busca por novos equipamentos e reforma do hospital, para que os estágios sejam feitos da maneira mais adequada”, concluiu.

A médica-residente em Cirurgia Cardiovascular, Anna Carolina Franco destacou o conjunto de experiências adquiridas em atuar na rotina de um hospital filantrópico. “Há muito o que agradecer, seja à família, aos tutores da residência e aos funcionários do HG, mas sobretudo ser grata à experiência de viver e praticar os princípios do Sistema Único de Saúde, o SUS, de propagá-lo como dever do Estado, direito do cidadão e elemento de resistência, para que sejamos agentes transformadores na vida de cada paciente que recorre aos serviços prestados pela saúde pública. Agradeço sobretudo pelos ensinamentos simples, dados principalmente pelos pacientes do interior do Estado, que nos contavam suas histórias. Esse convívio foi um presente em nossas vidas”, finalizou.

Residência no Hospital

A residência do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá têm como principal objetivo abrir as portas da instituição, que é referência no Estado de Mato Grosso. Esses programas são reconhecidos pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação e promovem a vivencia prática e diária da medicina humanizada, por meio da orientação direta do renomado corpo clínico e do contato com tecnologias avançadas. Assim, os jovens médicos aprimoram sua formação profissional e atuam em um ambiente que alia excelência técnico-científica e humanização do atendimento.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar