Hospital Geral de Cuiabá promove SIPAT sobre Adorno Zero
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá começou nesta segunda-feira (04.10), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).
O tema deste ano é Adorno Zero: ‘Proteja a sua vida e a de quem você cuida’, que busca conscientizar os profissionais sobre a importância de cumprir a NR 32, que determina a obrigatoriedade do uso de EPIs e a não utilização de acessórios no ambiente hospitalar.
A utilização de adornos dificulta a higienização adequada das mãos e de superfícies corpóreas, sendo potencial responsável por disseminar agentes de infecção entre objetos, para superfícies, para as mãos do profissional, ao paciente.
O engenheiro de Segurança do Trabalho do HG, Rafael Lopes Alonso enfatiza que a campanha foi criada para reforçar as orientações da NR 32 que garantem a segurança e a proteção dos trabalhadores, contribuindo para a diminuição dos riscos de infecção hospitalar.
“Segundo a NR 32, todo trabalhador do serviço de saúde, bem como aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde exposto à agente biológico, independente da função, deve evitar o uso de adornos no ambiente de trabalho, para prevenir a infecção”, destaca Rafael.
Fonte: Soraya Medeiros