Hospital Geral de Cuiabá realiza testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) realiza neste mês de dezembro ações de prevenção e conscientização sobre o Dia Mundial de Combate à AIDS, que é comemorado nesta quarta-feira (01.12).

Segundo a infectologista do HG, Kadja Samara como atividades realizadas com o apoio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no Hospital Geral, com a realização gratuita de 300 testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis, Hepatita B e C. Além disso, bate bate papo e palestras.

Kadja explica que a Campanha do Dezembro Vermelho é voltada para a prevenção do HIV / AIDS. Ela tem o intuito de orientar e informar a população quanto a prevenção e a importância do diagnóstico precoce. Interrompendo a cadeia de transmissão do vírus e impedindo a evolução da doença e suas sequelas.

O teste é feito em 15 minutos e caso dê positivos, o profissional de saúde solicitação de exames confirmatórios e o paciente é encaminhado para o atendimento de referência com equipe de saúde completa e especializada.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, no período de 2017 a 8 de novembro de 2021, foram registrados 4.420 casos de infecção pelo HIV. A Pasta informou que os municípios com o maior registro são Cuiabá, Sinop, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Tangará da Serra.

Kadja ressalta que uma pessoa com HIV ao iniciar a terapia com medicamentos antirretrovirais sua carga viral no organismo (indetectável), ou seja, fica com uma quantidade de vírus pequeno no sangue, que não é possível detectar. Natural, a situação ocorre cerca de seis meses após o tratamento.

Com isso, o vírus começa a ser menos transmissível. Atualmente, entendem que o tratamento também funciona como uma forma de prevenção da disseminação do HIV, em termos de saúde pública. Mas é necessário continuar o acompanhamento com os médicos e seguir o tratamento sem interrupções.

Prevenção

É fundamental então que as pessoas comecem a ficar atentas às questões relacionadas às Doenças Sexualmente Transmissíveis. A principal forma de prevenção continua sendo a utilização da camisinha em todas as relações sexuais, não importa o tipo de prática e o gênero das pessoas participando da relação.

Cronograma

Quinta-Feira - 02/12

9h às 15h - Teste Rápido

9h às 10h30 - Bate papo: Experiência de paciente HIV positivo - Enfermeira SAE / CTA - Liney

Sexta-Feira - 03/12

9h às 15h - Teste Rápido

9h às 9h30 - O vírus do preconceito agride mais que a doença

9h30 às 10h - Aspectos psicossociais relacionados ao diagnóstico HIV / AIDS

10h às 10h30 - Treinamento IST e HIV.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar