Hospital Geral de Cuiabá recebe doação de kits para as gestantes
Em um gesto de carinho e solidariedade, o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, recebeu nesta terça-feira (24/09) do Instituto de Pesquisa e Gestão de Políticas Públicas (IPGP) a doação de 450 kits de maternidade, dos quais 150 foram entregues neste dia.
A iniciativa busca oferecer um acolhimento especial às gestantes que chegam à instituição para dar à luz, proporcionando não apenas itens essenciais, mas também um toque de conforto em um momento tão significativo de suas vidas.
Os kits, cuidadosamente montados, contêm produtos que atendem às necessidades básicas das mães e de seus recém-nascidos, como roupas, fraldas, toalhas e itens de higiene. O objetivo é garantir que cada mãe se sinta cuidada e valorizada durante sua estadia no hospital, além de contribuir para a saúde e bem-estar dos bebês.
De acordo com a coordenadora de projeto do IPGP, Karin E. Rees de Azevedo, o projeto "Bem Me Quer" foi elaborado com o objetivo de utilizar recursos provenientes de emenda parlamentar para oferecer suporte as gestantes em situação de vulnerabilidade. A proposta de direcionar esses recursos para hospitais surgiu a partir da experiência prévia do instituto, que já atuava em ações voltadas para a saúde e a área social. Durante esse trabalho, foi constatada uma demanda significativa por apoio a essas gestantes.
“Com essa necessidade em mente e aproveitando a oportunidade de destinar os recursos disponíveis, o Instituto elaborou a proposta, que foi prontamente aprovada. Após a aprovação, houve um diálogo com instituições de saúde, como o Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, para garantir a distribuição dos kits nas maternidades que atendem as pacientes do SUS. Essas instituições foram escolhidas por estarem na linha de frente do atendimento a gestantes e, portanto, serem capazes de direcionar a ajuda a quem realmente necessita, em alinhamento com o foco principal do projeto”, destaca Karin.
A doação reflete o compromisso do IPGP com a promoção de políticas públicas que priorizam a humanização do atendimento e a dignidade das famílias. A coordenadora de Doações e Voluntariado do HG, Herinea Coleta, ressaltou a importância dessa parceria: “Gestar e dar à luz é um momento de grande alegria, mas também pode ser desafiador. Com essas doações, conseguimos oferecer um suporte a mais para as nossas gestantes, ajudando a tornar essa experiência mais feliz, leve e tranquila.”
Para muitas mulheres, o apoio emocional e material recebido nesse período pode fazer toda a diferença. Ao longo do mês, o hospital espera atender um número significativo de gestantes e cada kit doado será uma demonstração de carinho e cuidado, reforçando a importância de uma rede de apoio que vai além do atendimento médico.
“A ação do IPGP é um exemplo inspirador de como iniciativas sociais podem impactar positivamente a vida das pessoas, promovendo um ambiente mais acolhedor e humano na saúde. As gestantes atendidas pelo Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá podem contar não apenas com um lugar seguro para dar à luz, mas também com o carinho e a solidariedade de uma comunidade que se preocupa com o bem-estar delas e de seus bebês”, finaliza Herinea.
Fonte: Soraya Medeiros