Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá lança livro em comemoração aos 80 anos de fundação

No dia 13 de abril a partir das 19h30 será lançado o livro comemorativo '80 anos do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá: Uma História de Superação, Amor e Conquistas'. O evento será realizado no Teatro Zulmira Canavarros da ALMT em Cuiabá.

O livro foi idealizado buscando contar a trajetória do nascimento da unidade de saúde até os dias atuais, no qual é referência em vários serviços dentro da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso. O Hospital foi inaugurado no dia 23 de outubro de 1942, na época, era considerado um marco civilizatório para a cuiabania. Com o passar dos anos, incorporou-se institucionalmente ao imaginário regional e se tornou o maior hospital filantrópico do Estado.

Nesses 80 anos, o hospital se transformou e incorporou a alta complexidade como missão, modernizando alas, equipamentos e protocolos médicos. Recebeu o título de Hospital Escola do MEC/MS e continua sendo um centro de referência para a afetividade cuiabana, fato que identifica seu nome como patrimônio imaterial.

O livro será comercializado por HG ao custo de R$ 80,00 (Oitenta Reais) e narra a história do hospital que com a ajuda de sua equipe dedicada, competente e responsável, cumpre seu importante e nobre papel de salvar vidas ao longo dos 80 anos de fundação.

Nas páginas, entrevistas e relatos de profissionais que fizeram parte da história do hospital e de grandes nomes da sociedade mato-grossense, como: Dr. Clóvis Pitaluga de Moura (in memorian), Adelaide de Almeida Orro, a primeira enfermeira do Estado, Sílvio , o “filho adotivo” do hospital, Dr. Carlos Eduardo Epaminondas (in memoriam), Dr. Gabriel Novis Neves e a importância da medicina humanizada, Dr. Antônio Figueiredo e seus mais de 50 anos de Hospital Geral, entre outros.

A presidente do HG, Flávia Silvestre, ressalta que este é um momento muito especial para todos que trabalham no hospital, quanto para aqueles que passaram pela instituição. “O livro faz parte de um projeto de resgate da história e valorização da instituição. Tenho a honra e a felicidade de ter colocado esse projeto em prática. Agora temos imortalizado a história de todos os responsáveis ​​que passaram pelo nosso hospital”, destacou. 

Para finalizar a Dra. Flávia Silvestre espera de todo coração que as pessoas se identifiquem com essa trajetória, que cada leitor possa conhecer a história daqueles que passaram no hospital e sintam-se orgulhosos da instituição. “Fomos a primeira maternidade do Estado de Mato Grosso, por isso espero que as histórias contadas aqui possam motivar e mostrar o amor ao próximo que sempre norteou a instituição”.

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar