Hospital Geral inova com sistema de dados e qualidade em UTI's
O Hospital Geral de Cuiabá em parceria com a empresa Próclin trouxeram para Mato Grosso um reforço tecnológico para monitorar dados clínicos e indicadores de assistência em Unidades de Terapia Intensivas (UTI's). É o primeiro hospital de Mato Grosso a utilizar este sistema.
O diretor da Proclin, Luciano Correa informa que o software foi desenvolvido pela Epimed Solutions, empresa especializada em sistemas para gestão de dados clínicos, que auxilia as equipes médicas a conhecer o perfil das unidades e a implantar medidas corretivas, ações que têm permitido a diminuição das taxas de eventos adversos, como infecções hospitalares e o tempo de internação nas unidades UTI's.
“Estamos extremamente orgulhosos, em trazer essa tecnologia para o Hospital Geral, pois assim proporcionamos uma melhor condição de internação, mantendo o objetivo de disponibilizar um atendimento médico-hospitalar de excelência no Estado de Mato Grosso", destacou Luciano.
Segundo a diretora assistencial do Hospital Geral, Caroline Evangelista Moura, esse sistema foi implantado em dezembro do ano passado no Hospital Geral e os profissionais foram treinados para utilizar o sistema da melhor maneira possível.
"Esse sistema facilita a adesão dos profissionais de saúde a padrões de qualidade e segurança. A partir do cruzamento sistemático de informações clínicas e epidemiológicas, o software fornece suporte ao gestor para que ele possa avaliar a utilização de recursos de UTI como suporte invasivo, ventilação mecânica, monitoração hemodinâmica, suporte renal, vasopressores e dispositivos intravasculares", ressalta Caroline.
Caroline ressaltou que atualmente o sistema está sendo utilizado nos setores como o Núcleo Interno de Regulação (UNIR), nas Unidades de Internação, no Controle de Infecções (CCIH), nas Unidades de Tratamento Intensivas UTI's, nas áreas médicas e da Enfermagem.
Os pacientes se beneficiam com o uso da nova tecnologia, pois o sistema ajuda as equipes de saúde a cumprirem as exigências da RDC-07, resolução da Anvisa que define requisitos obrigatórios para funcionamento de UTIs em hospitais públicos e privados de todo o Brasil. Essas normas e diretrizes visam garantir a qualidade do atendimento dedicado aos pacientes e a segurança da assistência prestada.
“Só temos a agradecer a empresa Proclin, em nome do doutor Luciano Correa que está contribuindo com a evolução e modernidade do Hospital Geral. Agradecemos também aos funcionários que estão comprometidos dia após dia a entregar o melhor de si nas tarefas cotidianas. Mostrando que o capital humano é um dos maiores bens de uma instituição, fazendo-a prosperar", comemora Caroline.
Fonte: Soraya L. Medeiros