Hospital Geral irá realizas testes rápidos de HIV nos dias 05 e 06 de dezembro
Devido ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, o Hospital Geral de Cuiabá irá realizar entre os dias 05 e 06 de dezembro, uma ação para conscientizar a população sobre a importância dos testes rápidos para diagnósticos de HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis.
Segundo a médica infectologista do Hospital Geral, Kadja Samara Sousa do Nascimento Leite para fazer o teste rápido basta uma gota de sangue para análise. "O objetivo é incentivar os cidadãos a conhecer seu estado sorológico, pois quanto antes detectado o HIV, melhores são as possibilidades de tratamento e de qualidade de vida".
Kadja informa que o resultado do exame sai em cerca de 30 minutos e, em caso de positividade, imediatamente a pessoa será encaminhada a um serviço especializado no tratamento.
Além dos exames, o cidadão receberá orientações e informações sobre as formas de transmissão e de prevenção. Também serão distribuídos preservativos.
De acordo com o Relatório de Monitoramento Clínico do HIV, de 2016, divulgado no último dia 23, pelo Ministério da Saúde, aproximadamente 830 mil pessoas viviam com HIV no país; dessas, 694 mil (84%) diagnosticadas; 655 mil (79%) vinculadas a algum serviço de saúde; e 563 mil (68%) retidas nos serviços.
A proporção de pessoas vivendo com HIV diagnosticadas (1ª meta) aumentou em 18%, passando de 71%, em 2012, para 84%, em 2016. Ainda com relação aos resultados das metas no país, houve um aumento de 15% na proporção de PVHIV diagnosticadas que estavam em tratamento (de 62% em 2012 para 72% em 2016). Nos primeiros seis meses de 2017, o relatório aponta que quase 35 mil pessoas iniciaram terapia antirretroviral (TARV). Na terceira meta, das pessoas em tratamento antirretroviral há pelo menos seis meses, em 2016, 91% atingiram supressão viral (carga viral abaixo de 1.000 cópias/mL, indicando sucesso no tratamento). Essa proporção é 6% acima da observada em 2012 (85%) e aponta que o país ultrapassou a meta estabelecida.
Saiba mais sobre a Aids
A Aids, causada pelo vírus HIV, é uma doença que ataca as células de defesa do corpo, levando a perda progressiva da imunidade. Ela afeta, principalmente, o sistema imunológico, que é responsável por defender o organismo de outras doenças. A Aids pode ser transmitida de várias formas: sexo sem proteção, de mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou amamentação, o compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas. O diagnóstico precoce da doença, ajuda o infectado a viver com qualidade de vida, tomando as medicações indicadas e seguindo corretamente as recomendações médicas. Por conta disso, é importante realizar o teste.
Fonte: Soraya Medeiros