Hospital Geral recebe visita da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (HG) recebeu na manhã desta terça-feira (21.01), a visita técnica da Comissão de Saúde e Previdência Social da Câmara Municipal de Cuiabá, representada pelos Vereadores Ricardo Saad (PSDB) e Toninho de Souza (PSD).

A reunião foi solicitada pela direção do HG, com o principal objetivo da visita de aproximar ainda mais a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores com a realidade da instituição e unir mais esforços para proporcionar atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretoria do HG demonstrou através dos números a relevância da instituição filantrópica no âmbito da saúde pública do Estado de Mato Grosso e do Município de Cuiabá, que em 2020 completa 78 anos de fundação. Foi apresentado um relatório com a quantidade de atendimentos à saúde realizados em apenas um semestre, que ultrapassam os 118 mil procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade.

Para os parlamentares da Comissão de Saúde, a diretoria da instituição fez também um breve relato sobre as dificuldades que a entidade enfrenta, esclareceu as fontes de recursos para a manutenção das atividades do Hospital, a importância da realização dos repasses de recursos em tempo hábil e os problemas advindos dos eventuais atrasos pela Prefeitura de Cuiabá.

O diretor técnico do HG, Dr. Alexandre Maitelli, disse que essa visita destacou a dimensão do Hospital Geral. “Sofremos com a cobrança de indicadores contratuais sem, no entanto a Prefeitura cumprir os prazos para os repasses financeiros ao hospital. Além disso, ressaltou que a tabela de procedimentos do SUS não tem reajustes desde 2002, o que a torna absolutamente defasada de modo a não cobrir os custos dos procedimentos. Por isso a necessidade da manutenção dos incentivos para o equilíbrio das contas. Com toda esta situação posta, infelizmente, os que mais sofrem são os usuários do SUS". 

O vereador, Ricardo Saad informou que a Comissão de Saúde irá visitar as demais unidades filantrópicas de Cuiabá. "A maior luta do Hospital e das demais unidades filantrópicas da Capital é quanto à manutenção do incentivo municipal, como forma de complementação da tabela SUS. Há um ano o Hospital Geral não vem recebendo este incentivo, acumulando um déficit de mais de 1,2 milhão de reais, o que vem atingindo, inclusive, o corpo clínico da unidade”.

O vereador destaca que irá levar todas as informações ao prefeito, Emanuel Pinheiro e irá buscar soluções para este impasse, pois os hospitais filantrópicos são de extrema importância para a saúde pública do nosso município.

Dados do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá - HG

Contamos hoje com 242 leitos, sendo 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Adulta, 10 leitos de Unidade Coronariana e 16 leitos de UTI Neonatal. Com Pronto Atendimento 24 horas nas especialidades de Cardiologia e Obstetrícia. Nossa infraestrutura está distribuída em 4 andares com 9 salas cirúrgicas, trabalhando diariamente com 94% de ocupação dos seus leitos. Cerca de 90% de todos os nossos atendimentos são destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dispomos de 590 colaboradores das mais diversas áreas atuando em toda a estrutura hospitalar e mais de 80 residentes distribuídos em programas de residência médica e multiprofissional.

Atendemos mensalmente mais de 4.300 consultas especializadas, além de realizar mais de 19.500 procedimentos de média complexidade ambulatorial e hospitalar e 132 procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia, neurocirurgia e oncologia das quais somos referência.

Além disso, realizamos mais de 250 procedimentos/mês do Fundo de Ações Estratégicas (FAEC) e cerca de 250 partos⁄mês.

Somos referência em Gestação de Alto Risco (GAR) e para manter a qualidade de atendimento à gestante e ao neonato, estamos inseridos na Rede Cegonha e participamos dos projetos ApiceOn e QualiNEO do Ministério da Saúde.

Fazemos parte também da Rede de Urgência e Emergência - RUE que tem como finalidade à articulação e integração de todos os equipamentos de saúde, ampliando e qualificando o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.

Participamos ainda dos projetos do PROADISUS em parceria com hospitais de excelência: "Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil" - Consultoria e acompanhamento do Hospital Sírio-Libanês/SP e "Melhoria dos Sistemas de Gestão dos Hospitais SUS - Monitoramento de Informações Gerenciais e Desenvolvimento de Consultorias de Gestão" - Consultoria e acompanhamento do Hospital Israelita Albert Einstein/SP.

Conheça mais acessando o nosso site hg.cuiaba.br e acompanhando as nossas publicações nas redes sociais @hgcuiaba.

Fonte: Soraya Medeiros

Fonte: Soraya Medeiros

Convênios

Newsletter

CADASTRE-SE E RECEBA ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE O HOSPITAL, SAÚDE E BEM-ESTAR.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Fechar